Acesso restrito

CONSULTAS
BOA VISTA SCPC

 

Conheça Patos de Minas

  • A Cidade

Patos de Minas está situada na região intermediária às regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Considerada pólo econômico regional, lidera a microrregião do Alto Paranaíba que é composta por 10 municípios. A população do município é de 123.811 habitantes (IBGE - censo 2000). A cidade ganhou projeção nacional através da Festa Nacional do Milho realizada no mês de maio, movimentando vários setores da economia.

Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 19 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do Estado. Um levantamento feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e publicado pela revista Veja em 2001 apontou Patos como o 5º município com maior desenvolvimento sócio-econômico, entre 1970 e 1996. Foram pesquisados 5 mil municípios brasileiros, de 50 a 500 mil habitantes.

Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

O cuidado com as praças, jardins e espaços públicos em geral é uma particularidade, demonstrada através de sucessivas administrações comprometidas com o interesse público. A arborização enche a cidade de verde, de vida e de cheiro agradável, além de amenizar as elevadas temperaturas do verão tropical.

Um dos aspectos que chamam atenção é a hospitalidade do povo patense, gente acolhedora sempre disposta a ajudar e atender bem a quem chega.

A exigência, o comprometimento com o crescimento e a vida social efervescente são algumas características marcantes das pessoas deste lugar.

Patos conta com mais de 10 clubes que oferecem diversas opções sociais, esportivas e de lazer e conta com eficientes serviços de infra-estrutura urbana.

  • Desenvolvimento


Nas décadas de 80 e 90 o setor terciário registrou um crescimento de mais de 130% e, ainda hoje, figura-se como o setor de maior participação no PIB (Produto Interno Bruto), o que resulta em alto efeito multiplicador sobre os outros setores.

O material de divulgação produzido pela Prefeitura Municipal no ano 2000 registra a existência de 442 indústrias e 2108 estabelecimentos comerciais.
O município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando o ICMS a outras receitas ocupa o 19º lugar na arrecadação geral. A implantação do Distrito Industrial com total estrutura e localização estratégica também influenciou no crescimento.

Incentivos e subvenções foram oferecidos às empresas fortalecendo as já existentes e atraindo novos empreendimentos nos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços. Está em fase de implantação um novo Distrito Industrial de Confecções, valorizando as fábricas existentes na própria comunidade. Vale dizer que a indústria de confecções registrou um crescimento significativo nos últimos anos.

Patos de Minas conta com uma Agência de Desenvolvimento, a Adesp, que é responsável por fomentar políticas que visam a inserção definitiva e sustentada do município no processo de desenvolvimento econômico e social. Criada em 1999, a Adesp reúne 22 parceiros, sendo dirigida por 15 integrantes. É uma entidade sem fins lucrativos, com sede e foro em Patos de Minas e com personalidade jurídica independente das de seus parceiros.

A criação da Adesp teve origem a partir de uma reunião na Câmara Municipal de Patos de Minas com representantes de diversos órgãos representativos da comunidade como entidades de classe, clubes de serviço, Sebrae e Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro era discutir a questão do desemprego e buscar condições para geração de renda e empregabilidade. Foi aí que nasceu e ganhou corpo a idéia de se criar uma agência de desenvolvimento econômico municipal para fomentar e alavancar o desenvolvimento do município. As entidades parceiras da Adesp são: Prefeitura; Acipatos; CRDI; Sindivest; Sinduscon; Sebrae; CDL; BPW; Sindicato Rural; Setascad; Viação Pássaro Branco; Somotor; USP; Sindicomércio; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares; Paulinho Tecidos; Câmara Municipal; Unipam; Senai; Senac; Paulinho Aviamentos e Associação de Bairros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Patos de Minas - MG


Galeria de foto


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos


PARCEIROS